13 de maio de 2013

Paseo en mercantel polos canais de Aveiro

"O barco mercantel é uma embarcação de carga ainda utilizada na Ria de Aveiro. Transporta areia, lama para as marinhas, junco e sal, recebendo, neste caso, a designação de barco saleiro. Tem algumas semelhanças com o moliceiro, apresentando no entanto algumas diferenças essenciais.
Enquanto novo, é embreado a pez louro; posteriormente, pode ser pintado a azul ou a amarelo ou embreado a pez negro.
O mercantel distingue-se do barco moliceiro principalmente pelo maior tamanho, rondando os 18 m de comprimento e pela forma da proa, em curva não forçada e rematando em bico, de maneira mais natural, não tendo por isso a leveza das linhas do moliceiros. O mercantel tem um costado muito mais alto e conta com um duplo fundo.
Quanto à decoração, muito simples, acompanha a dos miranços, é uma embarcação de pinturas mais sóbrias apenas ostentando signos insignificantes à proa e à ré
Como o nome indica, trata-se basicamente de um barco de transporte (carga e passageiros), com uma capacidade de carga a rondar as 12 toneladas, no escalão maior, o saleiro (19,40 m de comprimento), carrega o sal; no menor, a bateira mercantel (14,40 m de comprimento) também se usa na pesca e, ao contrário do que sucede com os outros, além da vara e da vela, move-se a remos (dois)."
 

Ningún comentario:

Publicar un comentario